Book Review – Cork Dork

Cork Dork é como os sommeliers casca grossa chamam a eles mesmos. Um leigo, como eles nos chamam, não têm ideia da rotina insana a que os “somms” se submetem. Não que eles reclamem, pois são completamente apaixonados pelo que fazem, mas a rotina de degustação às cegas, estudos para testes, servir clientes mais do que exigentes, escolher as garrafas que serão servidas, os preços que serão cobrados, garimpar “pechinchas” para poder aumentar o mark-up da casa, dentre outras milhares de atividades, não é para qualquer um.

Obcecada pela obsessão alheia, a jornalista Bianca Bosker largou uma carreira premiada como jornalista de tecnologia de publicações como o The New Yorker, e resolveu mergulhar com tudo no mundo dos sommeliers de Nova Iorque. Apesar das preocupações do marido e dos amigos de que ela estivesse virando alcoólatra, algo que ela mesma se preocupou bastante durante o processo, Bianca saiu do outro lado da jornada com um livro delicioso.

O texto brilhante de Bosker é um convite para os leigos conhecerem bem mais a fundo esse mundo encantador (e assustador) dos conhecedores do vinho. Com uma linguagem descolada, desbocada e hilária, ela nos mostra cada detalhe da sua aventura. Ela se deixa seduzir completamente pela filosofia de vida dos sommeliers, sem perder por nenhum minuto a objetividade jornalística.

A curiosidade da autora atinge níveis impressionantes. Ela investiga a fundo a capacidade humana de paladar e olfato (dois dos sentidos menos precisos e mais desdenhados por estudiosos e filósofos desde o início dos tempos), investiga critérios objetivos que possam ser usados para definir o que é qualidade no mundo dos vinhos, e assim por diante. Toda vez que ela desconfiou que os entendidos estavam “viajando”, ela foi atrás de algum estudo, algum laboratório, algum especialista que explicasse melhor o que os “somms” sentiam. O mais bacana é que ela sempre voltava destas investidas científicas com mais certeza de que o componente “arte” é sempre mais forte, mas que ao mesmo tempo faz todo o sentido.

Como bônus, para os fãs da língua inglesa, Cork Dork é uma aula avançada do idioma. A cada página, no mínimo duas ou três palavras novas (no meu caso obviamente) para enriquecer o nosso vocabulário.

Em todos os sentidos, uma das melhores viagens de 2017. Não teve uma sessão de leitura que não me obrigou a pegar o saca rolhas, escolher a melhor garrafa que eu tinha, e tentar sentir 1% do que ela descreveu com tanta maestria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *