Cheio de Recursos

Estou me lascando aqui para encontrar uma tradução adequada para a palavra “resourceful”.

Claro, encontrei mais de meia dúzia, mas nenhuma no sentido exato que estou procurando. Tudo bem, uma das indicações foi “cheio de recursos”, mas aí é trapaça. Eu queria uma palavra só, e ela não parece existir.

Então pensei numa metáfora. Afinal, se não cabe em uma palavra então que vá uma história inteira.

Imagine um mecânico com uma caixa pequenina de ferramentas. Não tem muita coisa ali, mas ele sabe usar as que tem como ninguém. Com precisão e velocidade. Sem acidentes. Dá para se dizer muita coisa deste mecânico, especialmente que ele tem grande foco, mas não que ele é “resourceful”. Afinal, se surgir um desafio para o qual ele não tem a ferramenta, ferrou!

Agora pense em outro, colega dele, com uma caixa enorme de ferramentas, com exemplares de todos os tipos. Até aquelas chaves estrela, que só servem para abrir alguns painéis de equipamentos eletrônicos ele tem. Ele usa todas, mas muitas delas mal sabe como. As outras sabe usar, mas erra aqui e ali, causa pequenos incidentes vez por outra, e demora. Ao contrário do seu colega, apesar do excesso de equipamentos, falta muito em foco. Também não cabe na definição de “resourceful” que estou buscando. O resultado que virá deste homem é altamente duvidoso.

Percebem a dificuldade? O que era um problema de tradução, virou um problema prático.

Estou escrevendo isso, pois tenho defendido muito fortemente o foco. Mas existe uma nuance nessa questão. Não necessariamente ter grande foco significa ter uma caixa de ferramentas pobre, tampouco resolve ter todas as ferramentas do mundo.

Comecemos com pouca ferramentas, que dominamos profundamente, mas vamos sempre adicionando novas, relevantes, que possam ser usadas em situações de aperto, mas que saibamos usar com a mesma maestria do kit original, mais básico.

Aí sim teremos foco e ao mesmo tempo seremos, tá bom eu me rendo, cheios de recursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *